Arte e Filosofia: a empatia como ferramenta de educação moral

Código: PROAES-UFF2240

Área do conhecimento (CNPq): 7. Ciências Humanas

Título do projeto: Arte e Filosofia: A Empatia Como Instrumento de Educação Moral

Local: Instituto de Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Sobre o Projeto:
O Projeto Arte & Filosofia: A Empatia como Instrumento de Educação Moral pretende aproximar a chamada educação artística à educação filosófica, com o intuito de destacar o papel da empatia no processo de educação moral. Para isso, o aluno deverá acompanhar os encontros de discussão de textos de filosofia que versem sobre a importância ética e politica de se pensar na empatia como componente indispensável para avaliarmos nossa ação no mundo. Logo, deverá ser capaz de analisar e problematizar a literatura filosófica voltada para o tema da ética, quanto à aplicabilidade da mesma em questões diretamente relacionadas ao processo de educação moral. Tal literatura será discutida presencial e virtualmente em grupos de leitura direcionada. O aluno deverá colaborar na organização de eventos académicos que abordem tópicos relacionais ao tema do projeto, tais como: palestras, conferencias, mesas-redondas, exibição de filmes, mostras de fotografias etc.

Objetivos a serem alcançados pelo projeto:
O projeto desenvolveu estratégias de aproximação entre a filosofia e a arte, com o intuito de criar vias de sensibilização através de manifestações artisticas. Para tal, foi pensado sobre estratégias pedagógicas que criassem novos canais para se discutir questões filosóficas importantes para a sociedade contemporânea, a partir do uso das expressões artísticas. Tais canais visaram a possibilitar a sensibilização de estudantes e da sociedade participante das atividades oferecidas (oficinas, exibição de filmes e rodas de conversa) para com temas da filosofia contemporânea: No primeiro ano o enfoque foi gênero, sexualidades; já o segundo ano focou na discussão ambiental e animal. O resultado do primeiro foi a criação de uma roda de conversa e debates sobre o documentário “O Fracasso dos Estereótipos de Gênero” e o segundo foi a realização de desenhos e pinturas sobre a situação dos animais não humanos em Santo Antônio de Pádua. Em suma, tratou-se de pensar e exercitar novas formas de se trabalhar com a filosofia, aproximando os textos filosóficos da realidade vivenciada do estudante e, ao mesmo tempo, expandir seu universo de possibilidades do fazer filosófico. Arte e filosofia ora se aproximam, ora se confundem rumo à uma educação sensível onde a empatia tem sua vez.