Livros

  • Perspectiva dos Funcionamentos: fundamentos teóricos e aplicações

    2019 Maria Clara Dias (org.) Editora Ape'Ku

    Este livro visa fornecer o arcabouço teórico e aplicações de uma perspectiva ética e de justiça que se pretende mais inclusiva e, por conseguinte, mais apta a responder, de forma adequada, às demandas dos indivíduos concretos que integram a nossa sociedade. Trata-se de um trabalho conjunto que reúne pesquisadores da filosofia, do Direito, da educação e da grande área da saúde, na qual, no Brasil, se insere a Bioética, entorno de um propósito comum, contribuir para a promoção de sociedades mais justas. Nosso objetivo é fornecer um instrumento para análise, revisão e elaboração de políticas públicas mais sensíveis à diversidade das demandas de cada grupo e/ou indivíduo que integra o universo da moralidade.

  • Responsabilidade individual frente às mudanças climáticas globais - 2ª edição

    2019 Fabio A. G. Oliveira Editora Ape'Ku

    Responsabilidade Individual Frente às Mudanças Climáticas Globais objetiva compreender o papel da participação do consumo individual no fenômeno global climático. Para tal, busca por um conceito de responsabilidade que reconheça a contribuição antropogênica no processo de alterações climáticas e igualmente satisfaça aos nossos anseios morais por uma concepção de justiça cosmopolita. Neste sentido, refuta as teses dos chamados céticos climáticos, a partir de dados publicados nos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), e problematiza as desigualdades nacionais e internacionais no processo de distribuição de responsabilidades para a mitigação dos efeitos nocivos advindos das alterações climáticas. Destaca-se neste processo a necessidade de se pensar nos indivíduos afluentes como uma categoria que nos permite melhor observar e tratar questões ambientais globais, e com isso defender uma forma mais justa de enfrentar as mudanças climáticas, a partir de um perspectiva efetivamente cosmopolita.

  • Ecofeminismos: fundamentos teóricos e práxis interseccionais

    2019 Daniela Rosendo, Fabio A. G. Oliveira, Príscila Carvalho, Tânia A. Kuhnen Editora Ape'Ku

    O pensamento ecofeminista, a partir de suas diferentes abordagens, vozes, formas e localizações apresenta um potencial teórico para pensar criticamente as relações humanas com outros animais e com a natureza. Permite também realizar um diagnóstico e propor saídas para o não-lugar ocupado pelas minorias políticas ainda assentadas em toda sorte de dominações e exclusões. Esta obra busca contribuir para ampliar esse debate sobre as inter-relações entre todos aqueles, humanos e não humanos, vitimados por situações de opressão. As questões aqui apresentadas apontam as diferenças de raça, classe, gênero e espécie como fatores agravantes das desigualdades sociais, além de formarem interconexões entre esses modos de exploração, por meio da junção de diferentes propostas de escrita individuais e coletivas, com seus respectivos recortes teóricos pautados em contribuições desenvolvidas no âmbito do pensamento ecofeminista.

  • Ética, Consumo e Meio Ambiente

    2019 Anna Bastos Faria Editora Ape'ku

    A relação entre consumo, ética e meio ambiente estabeleceu um dos pilares mais paradigmáticos a ser enfrentado pela ética ambiental contemporânea. Afinal, é impossível analisar o aumento do consumo sem associá-lo diretamente aos impactos sobre o meio ambiente como um todo, uma vez que consumo, uso de recursos naturais não-renováveis e poluição cresceram paralela e drasticamente nos últimos anos. Comumente, tal relação é analisada a partir única e exclusivamente da abordagem focada nas responsabilidades históricas que marcam o regime ambiental de influência antropogênica que compreende esse fenômeno na divisão do mundo entre países ricos e pobres. O trabalho de Anna Bastos Faria, sem ignorar todo o arsenal psicopolítico e econômico que forjou e consolidou a sociedade de consumo, fortemente atravessada pelas desigualdades sociais, propõe a reflexão deste tripé a partir da noção de consumo político. Considerando o aumento significativo do consumo no mundo, Faria investiga a possibilidade de compreendermos modalidades de consumo que fissuram um modo de vida adicto, ecocida e especista. Ao lado de seu trabalho podemos suspeitar que estejamos enfrentando um dos mais importantes fenômenos ambientais da história da humanidade: o desafio ecológico de driblar o modelo de consumo imposto pelas sociedades capitalistas.

  • Ética Animal: um novo tempo

    2018 Fabio A. G. Oliveira e Maria Clara Dias Editora Ape'ku

    Obra organizada após a primeira edição do Seminário de Ética Animal, promovido pelo Núcleo de Ética Aplicada (NEA) e Laboratório de Ética Ambiental e Animal (LEA). O evento foi realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e reuniu pesquisadores, estudantes e ativistas. O objetivo da obra á apontar novos caminhos teóricos e práticos para a conquista efetiva da libertação animal. Este livro é o resultado do esforço coletivo e a tentativa de cada participante de plantar uma semente em prol da causa animal.

    Para baixar o livro gratuitamente, clique aqui.

  • Responsabilidade Individual frente às mudanças climáticas globais

    2015 Fabio A. G. Oliveira Editora Multifoco