Seminário

2º Seminário de
Ética Ambiental e Animal
do LEA

Apresentação

O Laboratório de Ética Ambiental e Animal (LEA) é um laboratório que se compromete com uma concepção de ética aplicada focada na ampliação da comunidade moral, a partir de uma perspectiva ecofeminista e crítica. Compreendemos que a fragmentação e as desconexões das diferentes expressões da desigualdade e violência favorecem a manutenção de sistemas de opressão e dominação. Desta forma, o debate encampado pelo LEA visa a defesa de uma perspectiva de justiça social ampla e inclusiva, amparada nos postulados dos estudos críticos, ecofeministas e interseccionais.

O Evento

O II Seminário de Ética Ambiental e Animal do LEA tem o intuito de dar continuidade e aprofundar o debate ecológico e animalista desenvolvido na primeira edição, em 2017. Deste modo, visa a construir um espaço que promova e valorize de forma continuada as epistemologias historicamente silenciadas e invisibilizadas no debate ambiental e animalista. Neste sentido, o evento tem como propósito central a promoção de um espaço livre de violência, que priorize o compartilhamento de estudos, pesquisas e experiências que construam e fortaleçam um maior engajamento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária para animais humanes e não-humanes, além de projetar concepções alternativas ao modelo exploratório adotado majoritariamente pelas sociedades pós-extrativistas.

O Laboratório de Ética Ambiental e Animal (LEA) convida a todas, todes e todos para participar do II Seminário de Ética Ambiental e Animal: Abordagens em Estudos Críticos Animais.

Diante do compromisso do LEA, o Seminário foi pensado para que possamos compartilhar perspectivas críticas, a partir de diferentes práxis. Nosso foco é compreender como podemos qualificar nossas atitudes e relacionamentos com animais humanes e não-humanes, com a natureza, sem abrir mão de um olhar mais profundo sobre como se interconectam e sobrepõem as formas de opressão e violência que recaem sobre diferentes indivíduos dentro das sociedades contemporâneas.

Diante disso, no II Seminário de Ética Ambiental e Animal do LEA, o tópico dos Estudos Críticos Animais foi selecionado como tema central do evento. Afinal, trata-se de uma área do conhecimento interdisciplinar que vem se consolidando a partir do encontro de diversas áreas, disciplinas e perspectivas críticas. Com os Estudos Críticos Animais podemos tentar compreender, portanto, a natureza da condição e subjugação dos animais não-humanes  diante de um processo de marginalização e exploração de grupos historicamente oprimidos e subalternizados.

Local e Data do Evento

12 e 13 de Junho de 2019
Universidade Federal Fluminense (Campus Valonguinho), Niterói, Rio de Janeiro.
Auditório do Instituto Biomédico (2º andar).
Rua Professor Hernani Melo, 101 – São Domingos, Niterói – RJ

Atenção: É necessário levar documento com foto ou carteirinha de estudante UFF para ingresso no prédio.

Convocatória para Submissão de Trabalhos

O LEA convida a todes, todas e todos a submeterem seus trabalhos (a submissão ocorrerá na forma de resumos) na modalidade “apresentação oral” para o II Seminário de Ética Ambiental e Animal: Abordagens em Estudos Críticos Animais. Destacamos que o tempo de exposição/apresentação oral será de, no máximo, 20 minutos. Será possível a utilização de power point como recurso visual. Para isso, solicitamos que levem seus respectivos computadores e pen drives.

As submissões serão avaliadas por um comitê de pareceristas ad hoc e, posteriormente, todas as pessoas inscritas receberão informações sobre a decisão tomada pela equipe – aceite ou não do resumo. Observem atentamente as regras básicas da convocatória. Resumos que não obedeçam tais normas não serão aceitos.

Eixos Temáticos do Seminário

Todos os trabalhos enviados para o II Seminário de Ética Ambiental e Animal devem estar alinhados a um (ou mais) dos eixos temáticos propostos pela organização do evento. Os eixos temáticos buscam dar visibilidade às produções de vozes e localidades dissidentes do modelo hegemônico.

Os eixos temáticos são:


1. Ética Animal
2. Ética Ambiental
3. Movimento Animalista
4. Feminismos e Animalismos
5. Decolonialidade, Natureza e Animais não-humanes
6. Veganismo Crítico e Interseccional
7. Movimento Negro e Animais não-humanes
8. Estudos Queer ou LGBTI+ e Animais não-humanes
9. Métodos de Substituição à Experimentação Animal
10. Especismo e Capitalismo
11. Educação Crítica e Animais não-humanes
12. Cinema e Animais não-humanes
13. Representações de Animais não-humanes na Mídia e Propaganda
14. Natureza, animais e povos tradicionais
15. Ecofascismo – definições e implicações éticas e políticas
16. Ciência e Narrativas Contra-hegemônicas
17. Tecnologias, Natureza e Animais não-humanes

Calendário

22 de abril – Abertura das submissões de resumos
26 de maio – Prazo final para submissão de resumos
1 de junho – Resultado das avaliações dos resumos
5 de junho – Divulgação da programação do evento
12 e 13 de junho – Evento (inscrições no local)

Orientações para Elaboração de Resumos

Todas as submissões de trabalho devem conter:
– Título do Trabalho: com até 20 palavras;
– Resumo entre 300 e 500 palavras;
– Entre 2 e 4 palavras-chave;
– Indicação de até dois do(s) eixo(s) temático(s);
– Minibiografia de(s) autore(s) entre 100 e 200 palavras.

Esse evento terá uma limitação de até 2 submissões por autoria. As propostas de trabalho também poderão conter mais de uma autoria por trabalho.  Entretanto, equipes/grupos/coletivos devem eleger apenas uma pessoa para apresentação oral no dia do evento. 

Todas as propostas de resumos devem seguir rigorosamente as orientações expostas acima e devem ser submetidos pelo formulário que consta no site http://lea.eco.br/seminario em formato PDF.

Formulário de Submissão de Trabalhos

A submissão de trabalhos para o 2º Seminário de Ètica Ambiental e Animal está encerrada.






O LEA agradece e aguarda ansiosamente pela participação de todas, todes e todos!