Books

  • Feminismos decoloniais: homenagem a Maria Lugones

    2020 Maria Clara Dias, Letícia Gonçalves, Paula Gonzaga, Suane Soares Ape'Ku

    Este livro é um agradecimento nosso à María Lugones, nossa contribuição para transmitir aqui e acolá o seu pensamento e os seus desdobramentos a partir de nossas próprias vivências, reflexões e lutas. Para sua organização, contamos também com a contribuição de Paula, que já há alguns anos tem buscado difundir o pensamento de Lugones no Brasil. Cada autor(a) procurou contribuir, a seu modo, para a realização desta tarefa. Algumas introduzem novas pautas e interlocuções. Outras reforçam as pautas apresentadas por Lugones, eventualmente com críticas. Falamos de aqui e de acolá. Temos, portanto, falas distintas e, em alguns aspectos divergentes, mas que convergem ao insistir na necessária decolonialização do saber e de prosseguir no enfrentamento a todas as formas de opressão.

  • Direitos Animais - fundamentos éticos, políticos e jurídicos

    2020 Maria Alice SIlva Editora Ape'Ku

    O livro de Maria Alice da Silva faz uma contribuição interessante em geral para o estudo da questão da ética e dos direitos aos animais, e o faz de uma forma que é muito nova no caso específico do Brasil e da lusofonia em geral. O livro examina a questão dos direitos dos animais, prestando atenção não apenas aos direitos negativos, os direitos de não ter coisas feitas contra alguém, mas também aos positivos, os direitos de ter coisas feitas por eles. Ele o faz com base na concepção de Hart da lei, a partir da qual adota uma abordagem muito ampla que aborda várias dimensões desta questão. Ele faz uma viagem através do tratamento do sujeito nos planos ético, político e jurídico, atendendo às relações entre as diferentes dimensões do sujeito. E presta atenção especial para delimitar seu escopo ao conjunto dos animais com a capacidade de sofrer, os animais que possuem senciência.

  • Perspectiva dos Funcionamentos: fundamentos teóricos e aplicações

    2019 Maria Clara Dias (org.) Editora Ape'Ku

    Este livro visa fornecer o arcabouço teórico e aplicações de uma perspectiva ética e de justiça que se pretende mais inclusiva e, por conseguinte, mais apta a responder, de forma adequada, às demandas dos indivíduos concretos que integram a nossa sociedade. Trata-se de um trabalho conjunto que reúne pesquisadores da filosofia, do Direito, da educação e da grande área da saúde, na qual, no Brasil, se insere a Bioética, entorno de um propósito comum, contribuir para a promoção de sociedades mais justas. Nosso objetivo é fornecer um instrumento para análise, revisão e elaboração de políticas públicas mais sensíveis à diversidade das demandas de cada grupo e/ou indivíduo que integra o universo da moralidade.

  • Responsabilidade individual frente às mudanças climáticas globais - 2ª edição

    2019 Fabio A. G. Oliveira Editora Ape'Ku

    Responsabilidade Individual Frente às Mudanças Climáticas Globais objetiva compreender o papel da participação do consumo individual no fenômeno global climático. Para tal, busca por um conceito de responsabilidade que reconheça a contribuição antropogênica no processo de alterações climáticas e igualmente satisfaça aos nossos anseios morais por uma concepção de justiça cosmopolita. Neste sentido, refuta as teses dos chamados céticos climáticos, a partir de dados publicados nos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), e problematiza as desigualdades nacionais e internacionais no processo de distribuição de responsabilidades para a mitigação dos efeitos nocivos advindos das alterações climáticas. Destaca-se neste processo a necessidade de se pensar nos indivíduos afluentes como uma categoria que nos permite melhor observar e tratar questões ambientais globais, e com isso defender uma forma mais justa de enfrentar as mudanças climáticas, a partir de um perspectiva efetivamente cosmopolita.

  • Ecofeminismos: fundamentos teóricos e práxis interseccionais

    2019 Daniela Rosendo, Fabio A. G. Oliveira, Príscila Carvalho, Tânia A. Kuhnen Editora Ape'Ku

    O pensamento ecofeminista, a partir de suas diferentes abordagens, vozes, formas e localizações apresenta um potencial teórico para pensar criticamente as relações humanas com outros animais e com a natureza. Permite também realizar um diagnóstico e propor saídas para o não-lugar ocupado pelas minorias políticas ainda assentadas em toda sorte de dominações e exclusões. Esta obra busca contribuir para ampliar esse debate sobre as inter-relações entre todos aqueles, humanos e não humanos, vitimados por situações de opressão. As questões aqui apresentadas apontam as diferenças de raça, classe, gênero e espécie como fatores agravantes das desigualdades sociais, além de formarem interconexões entre esses modos de exploração, por meio da junção de diferentes propostas de escrita individuais e coletivas, com seus respectivos recortes teóricos pautados em contribuições desenvolvidas no âmbito do pensamento ecofeminista.

  • Ética, Consumo e Meio Ambiente

    2019 Anna Bastos Faria Editora Ape'ku

    A relação entre consumo, ética e meio ambiente estabeleceu um dos pilares mais paradigmáticos a ser enfrentado pela ética ambiental contemporânea. Afinal, é impossível analisar o aumento do consumo sem associá-lo diretamente aos impactos sobre o meio ambiente como um todo, uma vez que consumo, uso de recursos naturais não-renováveis e poluição cresceram paralela e drasticamente nos últimos anos. Comumente, tal relação é analisada a partir única e exclusivamente da abordagem focada nas responsabilidades históricas que marcam o regime ambiental de influência antropogênica que compreende esse fenômeno na divisão do mundo entre países ricos e pobres. O trabalho de Anna Bastos Faria, sem ignorar todo o arsenal psicopolítico e econômico que forjou e consolidou a sociedade de consumo, fortemente atravessada pelas desigualdades sociais, propõe a reflexão deste tripé a partir da noção de consumo político. Considerando o aumento significativo do consumo no mundo, Faria investiga a possibilidade de compreendermos modalidades de consumo que fissuram um modo de vida adicto, ecocida e especista. Ao lado de seu trabalho podemos suspeitar que estejamos enfrentando um dos mais importantes fenômenos ambientais da história da humanidade: o desafio ecológico de driblar o modelo de consumo imposto pelas sociedades capitalistas.

  • Ética Animal: um novo tempo

    2018 Fabio A. G. Oliveira e Maria Clara Dias Editora Ape'ku

    Obra organizada após a primeira edição do Seminário de Ética Animal, promovido pelo Núcleo de Ética Aplicada (NEA) e Laboratório de Ética Ambiental e Animal (LEA). O evento foi realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e reuniu pesquisadores, estudantes e ativistas. O objetivo da obra á apontar novos caminhos teóricos e práticos para a conquista efetiva da libertação animal. Este livro é o resultado do esforço coletivo e a tentativa de cada participante de plantar uma semente em prol da causa animal.

    Para baixar o livro gratuitamente, clique aqui.

  • Responsabilidade Individual frente às mudanças climáticas globais

    2015 Fabio A. G. Oliveira Editora Multifoco